Um Presente Especial

Hoje venho falar-vos de um presente muito especial que o Rui comprou numa lojinha por baixo desta Igreja em frente ao Museu da Casa de Anne Frank, no final de 2015, quando estávamos a fazer os tratamentos de FIV para “fazer” o Louis.

Gosto bastante deste xaile que me tem acompanhado bastante, mesmo antes do Louis nascer. Mais do que um acessório, ele faz parte de muitas memórias boas. Posso dizer que me tem dado sorte, por isso acho que o posso considerar quase como um amuleto.

Deixo-vos com estas memórias que me deixam muito feliz e com muito orgulho na nossa relação. E o xaile faz parte delas 🙂

E vocês, também têm uma peça de roupa que vos traz boas memórias?

Podia ser o meu filho…

Não consigo imaginar tamanha dor. O meu coração fica apertadinho. Crianças da idade do meu filho que vai para a cama com as mãozinhas nos ouvidos com medo das bombas a sobrevoarem as suas casas… Eu ja fico com o coração pequenino quando ele espirra, quando ele tem pesadelos, quando ele se magoa …

7 dias. Quase 200 mortos, incluindo 56 crianças e 34 mulheres. E os números parecem nao parar de aumentar…

PTDS sem o P… é o que estas crianças estão a sentir.

Este menino nao me sai da cabeça. O olhar dele vazio, a posição das mãozinhas, so me lembram do meu menino. Podia ser o meu filho… E estes meninos a confortarem o irmão que não pára de chorar enquanto ouve as bombas cairem la fora…

Como podem dizer que estas imagens são manipuladas? 🙁

Um dos videos que mais me enterneceu, foi o deste pai a acalmar as filhas, Ahmed al-Mansi morreu com o seu irmão, dois dias depois de ter feito este video 🙁

Como pode um povo que sofreu tanto no Holocausto como os judeus, quererem fazer sofrer outro povo? Nao deveriam ter aprendido? Eu sei que os judeus nao sao todos iguais, mas o judeu Benjamin Netanyahu deveria saber melhor do que ninguém o que isto é…

O mais incrível… a ironia da repetição da Historia, tornarem-se naquilo que mais detestaram 🙁

Deixo-vos com dois podcasts com testemunhos de duas jovens palestinianas que contam como é viver debaixo de bombas na Faixa de Gaza…

Nine days in gaza…with Rahf Hallaq

The view from Gaza… with Malak Mattar

Eu só me calo quando esta guerra estúpida acabar! Tenho dito!

Presentes do coração

Quando alguém não tem nada de bom para dizer, mais vale ficar calada. Em relação à ultima polemica de Cristina Ferreira e da Pipoca Mais Doce so tenho uma coisa a dizer: Os presentes do meu filho são tesouros que guardo no meu coração. Os presentes dos filhos são presentes do coração. Por exemplo, desde que o Louis era bebe que temos um ritual quando vamos no carro, eu estendo-lhe a minha mão e ele instintivamente acaricia e segura a minha com a dele. Sabiam que isto é um desafio actual do Instagram? Nem que seja uma simples flor. Noutro dia o Louis ofereceu-me uma flor e a minha reação foi de abraça-lo. Quando ele traz presentes das escola eu fico de coração cheio tamanho é o orgulho que sinto. Por isso não percebo qual é a necessidade que estas pessoas têm de dizer estas coisas tão tristes e desagradáveis… Será que não pensam que os filhos um dia vão ler estas coisas desagradáveis? 🙁

Deixo-vos com dois dos meus presentes preferidos que o Louis fez na escola, o primeiro na creche, uma jarra de flores pintada, em que ele usou as mãozinhas dele para fazer as flores, que me deixou com as lagrimas nos olhos e o segundo, ja na pre-primaria, haviam de ver o orgulho com que ele me deu esta pequena tacinha que ele fez aquando das celebrações do Diwali, a festa das luzes 🙂

Imagem da minha autoria – primeiro presente do Dia da Mae feito na creche

Gostaram dos presentes feitos pelo Louis? 🙂

Them

https://www.youtube.com/watch?v=WL3Jz8fDgFI

Uma historia tão assustadora de tão real que é. Uma serie muito forte impropria para mentes sensíveis. O mundo precisa de mais series como esta para acabar com o racismo de uma vez por todas. A humanidade precisa de acordar e entender que todos nos temos direito a viver neste planeta. Porque este planeta não é propriedade única e exclusiva dos brancos. Pertence a todos. Nós devemos muito à comunidade negra. Portugueses, norte-americanos, todos. Sinto vergonha por os nossos antepassados terem usado e abusado da comunidade negra… E sinto ainda mais vergonha por saber que existem pessoas que ainda hoje se julgam superiores aos negros. No meu mundo somos todos iguais, e no do meu filho também. Os melhores amigos dele são negros, um deles muçulmano. E eu adoro ver a amizade deles.

O racismo só vai acabar quando nos os brancos agradecermos por tudo o que a comunidade negra fez pelo mundo, e quanto mais falarmos nisto, quanto mais mensagens passarmos aos nossos filhos mais reconhecimento eles vão ter!

Uma família negra muda-se para um bairro totalmente branco de Los Angeles, onde forças malévolas, vizinhas e sobrenaturais, ameaçam insultá-los e destruí-los.

Espero que façam uma nova temporada desta serie. Fico a aguardar.

Podem ver esta serie fantástica no Amazon Prime.

Brits Awards 2021

E directamente daqui de Londres… a Musica continua a fazer o mundo girar 🙂

A noite desta terça-feira passada foi o recomeço para voltar tudo à normalidade com o evento dos Brits Awards, o evento que premeia e homenageia o melhor da musica britânica.

Deixo-vos com os meu momentos preferidos da noite.

A cantora Dua Lipa para alem de ter sido uma das vencedoras da noite surpreendeu com a mensagem do seu discurso para o Primeiro Ministro britânico, Boris Johnson acerca dos salários dos profissionais de saude do NHS que tanto nos tem dado nesta Pandemia.

Uma das minhas musicas preferidas dos Pet Shop Boys interpretada pelo Sir Elton John e por Y&Y . Deixem-se levar 🙂

Eid Mubarak

A comunidade muçulmana comemora hoje o Eid Mubarak, que significa o fim de um mes de Ramadão. Desde que ca estou no Reino Unido tenho convivido bastante com a comunidade muçulmana e tenho gostado bastante desta experiencia, principalmente desde que mudamos para esta casa e desde que o Louis foi para a escolinha. Temos conhecido pessoas incríveis. Ja vos falei aqui das nossas pequenas vizinhas muçulmanas que entretanto mudaram de casa pois a familia ia crescer… Tenho mesmo muitas saudades delas e guardo todas as lembranças oferecidas por elas com muito carinho. Por outro lado tenho um orgulho enorme na amizade do Louis com o seu melhor amigo Nour, mesmo com os desentendimentos típicos da idade, eles não se largam e estas sempre a oferecer presentes e desenhos um ao outro. Não ha diferenças entre eles, e se querem que vos digam eu também não vejo diferenças entre a nossa família e a deles. Gostava tanto que fosse assim no mundo inteiro… Porque é que não podemos viver como o Louis e o Nour, e as nossas famílias vivem? Era tao mais fácil se assumíssemos as nossas diferenças e vivêssemos todos em harmonia. Viver feliz com a felicidade dos outros.

Eu sinto-me frustrada ao ver noticias que nos chegam de Israel. O meu coração fica apertadinho por saber que morrem crianças da idade do Louis e do Nour. Ainda por cima nesta época que deveria ser de paz como o Ramadão, faz-me muita confusão existirem pessoas que preferem fazer guerra em vez de respeitarem as crenças dos outros… faz-me tanta confusão. Ainda estou com a imagem do soldado israelita a preparar-se para atirar uma granada para um grupo de crianças palestinianas, e so quando é chamado a atenção de que o estão a filmar é que ele recua. Fazendo uma pesquisa no Google reparo que isto parece ser um desporto nojento dos últimos anos por parte dos israelitas. 🙁

Este conflito dura desde o fim da Segunda Grande Guerra e parece não ter fim… muito graças ao financiamento a Israel dos países ocidentais como EUA e Reino Unido, e também da UE 🙁 E eu ja ando a receber noticias tristes da Faixa de Gaza há mais de uma semana… 🙁 Tremo so de pensar que as pessoas estão a na sua paz a rezar na mesquita e a serem constantemente bombardeadas pelo exercito israelita…

Lembro-me do meu primo mais velho que no inicio dos anos 90 foi trabalhar para Telavive e um dia ter acordado com bombardeamentos no prédio vizinho, e so ter tido tempo de fazer as malas e apanhar o primeiro avião de volta para Portugal antes que acordasse morto… 🙁

Deixo-vos com esta explicação muito simples do que realmente se passa na região…

Ate quando vamos deixar de acordar com estas noticias…

…para que estas crianças acordem com o som dos passarinhos tal como merecem ♡

Humanidade condenada?

Estaremos perto do fim desta pandemia? Gostava muito de acreditar nisto. Mas infelizmente sinto que esta pandemia é só o inicio e muitos mais vírus estarão para vir depois deste, infelizmente 🙁 . Já para não falar nas mutações dele. Esta é a forma da Natureza se defender das maldades da humanidade. Não a censuro. Chamem-me maluquinha com chamam à Greta mas eu continuo a dizer que enquanto a humanidade não tiver juízo e não tratar bem o planeta em que vivemos, nos vamos continuar a sofrer as consequências dos nossos actos. Por falar em Greta, recomendo que vejam o seu documentário A Year To Change. Esta miúda lembra-me muito da forma como eu pensava da idade dela, e ainda hoje penso, e ja la vão 20 anos, e ja nessa altura eu pensava como ela. E as coisas so pioraram desde então 🙁

Lembram-se deste post? Pois, eu detesto ter razão e em menos de quatro anos fico triste por as coisas só terem piorado. 🙁

Dizem as más línguas que se fosse graças ao uso da mascara o vírus ja não existia… Eu uso mascara desde 2010 por causa das alergias, e quando estou mais atacada só me sinto bem com a mascara. Sinto-me protegida. Eu não vejo problema nenhum em usar mascara. Sinto-me completamente à vontade em usar uma, ate chego a esquecer que a estou a usar. Não me sinto ovelha nem parte de nenhum rebanho.

O mesmo falo das vacinas, um dos assuntos mais falados aqui no meu Cantinho, como podem ver aqui, aqui, aqui e aqui, também não tenho problemas nenhuns com injeções, ate porque ja não sou uma criança. A serio que não entendo essa fobia com injeções, respeito mas não consigo entender. Nestes últimos anos ja perdi conta à quantidade de vezes que fiz analises sanguíneas e fui “furada” na barriga pelo meu Rui para os tratamentos de FIV para “fazer” o Louis.

Sabiam que doenças como o sarampo que estavam ate aqui controladas voltaram a aumentar tudo porque os pais deixaram de vacinar os filhos contra essas doenças? So eu é que vejo que está tudo relacionado?… 🙁 Será que esses pais preferem ver os filhos sofrerem do que ser responsáveis e confiarem na ciência?…

Esta imagem que vos deixo abaixo, lembrou-me da excelente serie da RTP1, Vento Norte, que nos fala precisamente da Pandemia da Gripe Espanhola passada no inicio do século passado. Uma das imagens que mais me deixou chocada foi a preparação das hóstias na igreja com as pessoas a tossirem para cima delas sem qualquer proteção e depois se verem as pessoas a tomarem as hóstias na missa e a tossirem umas para cima das outras… 🙁 Dá que pensar não dá?

Imagem retirada do Google – Pandemia de 1918

Deixo-vos com o trailer da serie…

Behind Her Eyes

Extraordinaria! Esta serie não me sai da cabeça… de cortar a respiração. Uma minissérie de suspense psicológico britânica do Netflix.

Ja ouviram falar de Projeção de Consciência?  A experiência fora-do-corpo (do inglês out-of-body experience) pode ser caracterizada também como sendo a sensação de saída ou escape do corpo físico, sendo possível observar a si próprio e ao mundo afora de uma outra perspectiva. Ja imaginaram podermos ver o mundo de foram do nosso corpo? A ideia assusta um pouco, não?

Behind Her Eyes segue a história de Louise, uma mãe solteira, cujo se desequilibra quando ela começa um caso com seu novo chefe David e as coisas tornam-se ainda mais estranhas quando ela é atraída para uma amizade improvável com sua esposa Adele. O que começa como um triângulo amoroso não convencional logo se torna um conto psicológico sombrio de suspense e revelações distorcidas, enquanto Louise se vê presa em uma perigosa teia de segredos onde nada e ninguém é o que parece…

Confesso que fiquei um pouco assustada com o final… custa-me imaginar a continuação da serie, mas nao quero levantar spoilers para o caso de voces ainda nao terem visto a serie.

Ficaram curiosos?… Imaginam-se a viver uma experiencia assim?

Ponto de situação do nosso Louis

Para hoje trago-vos um artigo do blog UpToKids que me deixou a pensar bastante nos 5 primeiros anos de vida do nosso Louis. Eu gosto muito das dicas deste site pois normalmente batem sempre certo com o que eu penso. Como vocês sabem o Louis está a terminar a pre. Parece que foi ontem que entrou para a creche… e este ano ja vai iniciar a Primaria. Eu sempre disse que os 5 primeiros anos da nossa vida são os mais importantes.

Enquanto na creche ele teve tempo para brincar e ser criança, na pré já está a ganhar competências… e deixou de ser o nosso bebé… é um misto de sentimentos muito grande, por um lado eu sei que tenho de o deixar voar mas por outro, ele será para sempre o meu bebé e isso ninguém me pode tirar.

Competências Cognitivas:

– Noção de número ✓

– Usa e relaciona o conhecimento ✓

– Procura soluções ✓

– Expressa ideias com sequência

– Segue instruções ✓

– Discurso claro – precisa de ser melhorado mas ja se faz entender bastante

– Capacidade de escuta ✓

– Interpreta histórias simples ✓

– Relaciona sons com algumas letras ✓

– Canta e faz rimas ✓

Competências psicomotoras

– Boa postura ✓

– Equilíbrio em andamento e sentado ✓

– Coordenação motora ✓

– Motricidade fina – a melhorar

Competências Socioemocionais

– Relações positivas com colegas ✓

– Assertividade nas suas brincadeiras ✓

– Partilha com colegas ✓

– Brinca sozinho/a e/ou com colegas ✓

– Expressa e reconhece como se sente ✓

Esta pagina do diário escolar do Louis deixa-me completamente orgulhosa, podem-me chamar babada também, mas esta é maior prova do esforço diário do nosso pequenote. Ele pode ter começado o ano mal, mas de dia para dia tem batalhado bastante dar o seu melhor. Eu sei que não vamos ter muitas paginas assim, pois a vida é feita de altos e baixos mas é assim que se aprende. E eu acredito que com o nosso apoio o Louis vai conseguir superar todos os obstáculos. 🙂

Imagem da minha autoria

O Magico de Auschwitz e O Manuscrito de Birkenau

Vivemos numa era em que as pessoas não sabem interpretar o que os outros dizem. Polemicas à parte eu tinha de ler estes livros e tirar as minhas conclusões. E mais uma vez não me arrependi de o ter feito.

Li o primeiro no Kindle, ja não vivo sem ele e por incrível que pareça leio mais rápido nele… a culpa é da pdi. O segundo li no formato papel, presente de Natal dos meus manos. Sabem aquelas leituras que nao conseguimos parar? Já há muito tempo que não tinha essa sensação. Arrepiei-me, chorei, fiquei revoltada… Quase que me revi em Auschwitz-Birkenau. A família de Herbert Levin, o magico Nivelli era composta por 3 pessoas, o casal e o seu filho pequeno, tal como a minha… personagens verdadeiras destes livros. Jose Rodrigues dos Santos baseou-se no diário de Levin, escrito por ele mesmo durante a sua estadia no campo de concentração, para escrever estes dois livros. Levin viu a sua família morrer em Auschwitz, numa das câmaras de gás, tendo conseguido escapar do campo de concentração Birkenau algum tempo depois., tendo vindo a falecer no ano do meu nascimento, 1977.

Segundo o Sr. Levin, os judeus ja sabiam para o que iam quando eram enviados para Auschwitz, ao chegarem la tinham duas realidades, ou a morte nas câmaras de gás e de seguida os corpos eram levados, por outros judeus para os crematórios, ou eram encaminhados para os campos de trabalho onde viviam em condições desumanas… resignados à sua “sorte” à espera de também eles serem encaminhados para a morte certa. 🙁 Eu não quero imaginar tamanho sofrimento e isto só me faz ter nojo e repudio dos nazis. Como é que alguém pode maltratar assim outros seres humanos? Ninguém é mais ou menos do que ninguém. Na minha ideia estamos todos aos mesmo nível e devemos viver todos da mesma maneira. Na minha cabeça não ha espaço para raças superiores.

Pensei muito em Anne Frank. O que teria acontecido se ela nao tivesse escondido o seu diário e o tivesse levado consigo para Auschwitz? Os nazis ficavam com todos os pertencentes dos judeus aquando da sua chegada aos campos de concentração. Jamais teríamos conhecido a historia de Anne… foi o pai de Anne, o único sobrevivente da família que publicou o Diario da filha.

Precisamos de mais livros sobre o Holocausto, sobre Auschwitz. Para calar aqueles que dizem que estes acontecimentos nunca existiram… 🙁

Sabem o que mais me deixa frustrada? Saber que existem pessoas capazes de deturpar as situações e se compararem aos judeus do Holocaustos como os anti-confinamento e anti-vacinas. Como é possível serem tão imbecis para fazerem semelhante comparação? Que falta de noção e bom senso… 🙁

Deixo-vos com o filme animado sobre a Vida de Anne Frank.

Jamais deixem esquecer a Historia!